Fonoaudiologia e Disfagia

Atualizado: 29 de Jun de 2020

A disfagia, mais conhecida como dificuldade de engolir os alimentos, está presente em uma parte da mesa dos brasileiros. Aquela tosse ou engasgo que acontece durante a alimentação não é normal! Outros sintomas associados a dificuldade são: sentir que o alimento fica parado na garganta, mudança de voz na alimentação, dor ao engolir, perda de vontade de se alimentar, perda de peso sem causa aparente e/ou pneumonias de repetição.


Estes sintomas, normalmente estão associados a alguma patologia, como doenças pulmonares, cardíacas e neurológicas (AVC, Parkinson, Alzheimer) entre outras. Assim, pode se manifestar em indivíduos de todas as idades, com maior propensão aos idosos, podendo haver disfagia sem nenhuma doença de base.

O ato de comer além de muito prazeroso é social, une famílias ao redor da mesa, em momentos afetivos. A disfagia além de impactar diretamente a saúde, também apresenta reflexos na vida social do paciente, restringindo as opções de alimentos ingeridos além da interação e a limitação de satisfação ao se alimentar.


Caso você apresente algum destes sintomas entre em contato conosco.


Fonoaudióloga Talita Todeschini Vieira - CRFa3 10108


#pulsecor#fonoaudiologia#disfagia